Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura apresentam:

HT2013: A linguagem e a vida são uma coisa só #2


Posted on March 6th, by admin in 2013, blog, festival. 2 comments

HT2013: A linguagem e a vida são uma coisa só #2

Na última quarta-feira, 27 de março, dentro da programação do primeiro Home Theatre – Festival Internacional de Cenas em Casa, histórias de 18 jovens das comunidades Borel, Cantagalo e Cidade de Deus, viraram cenas da mostra “A linguagem e a vida são uma coisa só #2″. As 18 cenas são dirigidas por Kerry Michael, diretor do Theatre Royal Stratford East, e pela diretora Susanna Kruger e criadas em conjunto com 18 atores selecionados para o Festival.

Inspirada no livro “Cartas a um jovem poeta”, que reúne a correspondência do escritor alemão Rainer Maria Rilke ao aprendiz Franz Kappus, os atores foram encorajados a presentear cada jovem com uma cena.

O processo de criação começou na semana passada quando, ao longo de três dias, os atores conheceram os jovens. Depois disso, os atores se reuniram em grupos e listavam nove palavras, características das histórias ouvidas. Era preciso que cada ator, um por um, advinhasse de quem o grupo estava falando a partir das referências que eles trouxeram para a história.

Foi com base nessa lista que Cleber Salgado, 34 anos, montou a partituta textual e gestual de Welbert Coni, coordenador do Estilo Favella, da Cidade de Deus. “Era quem eu queria!”, diz o ator, que se emocionou com a relação que o jovem tem com a família.

Para a diretora Susanna Kruger, um festival como esse permite que as pessoas possam ouvir as histórias das outras. “É um projeto transformador, que não diz como o teatro deve ser feito a partir de agora, mas abre uma nova possibilidade”, afirma Susanna, que acredita que o pouco tempo de trabalho traz mais foco para criação do ator.

“É uma grande responsabilidade representar esse jovem, na primeira edição desse Festival. Se der certo, é a nossa cara que está aí! É uma resposta para cidade!”, diz o ator Paulo Rhasta, impressionado pelo orgulho dos jovens ao contar suas histórias. “Mesmo as histórias tristes não eram contadas com pena”, completa Paulo.

A possibilidade de sair de um palco convencional para atuar em outros espaços também abre novas maneiras de construir uma cena. Os atores visitaram as casas desses jovens para conhecerem os espaços onde suas histórias devem acontecer.

Na noite de ontem, duas casas no Cantagalo, três no Complexo do Borel e treze casas na Cidade de Deus abriram suas portas para atores e convidados.





2 thoughts on “HT2013: A linguagem e a vida são uma coisa só #2

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>



Home Theatre

Festival Internacional de Cenas em Casas. Abril e Maio de 2016.

HT2014: Confira como foi a segunda edição do festival

Entre os dias 15 e 25 de maio, diversos moradores da cidade do Rio de Janeiro receberam o teatro em suas casas para a...

HT2013: A linguagem e a vida são uma coisa só #2

Na última quarta-feira, 27 de março, dentro da programação do primeiro Home Theatre – Festival Internacional de Cenas em Casa, histórias de 18 jovens...

HT2015: Cenas em Casa – Atores e moradores de toda a cidade vivem o HT

Por quatro dias várias casas da cidade do Rio de Janeiro receberam peças curtas de teatro, na terceira edição do Home Theatre – Festival...