Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura apresentam:

De Santa Cruz ao Vidigal, Home Theatre invade a cidade


Posted on March 23rd, by admin in 2013, blog, festival. No Comments

De Santa Cruz ao Vidigal, Home Theatre invade a cidade

Dos trilhos da Central até a estação de Santa Cruz, passando pela Avenida Niemeyer em direção ao Vidigal, seguindo para a Lagoa na entrada do Rebouças, cruzando o Palácio do Catete e o Mercadinho São José, no bairro das Laranjeiras. Esse foi o itinerário do primeiro dia da “Mostra Cenas em Casa”, do Festival Home Theatre, que tem como propósito tirar o espectador do lugar de plateia, e o coloca-lo no lugar de público.

Na casa da atriz Samara Martins, no Vidigal, as pessoas que assistiram a cena “Como a chuva nos faz falta”, eram praticamente todas de fora do Rio. Portugueses, cearenses, paulistas, riostrenses, e apenas uma carioca, que se encantaram com a sutileza da atriz Amanda Leal.

- Eu já tinha visto na Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, em Portugal, uma mostra que acontece em várias casas durante uma noite, mas o interessante do Home Theatre é essa itinerância pela cidade, em vários dias – contou o lusitano Rogerio Nuno Costa.

Já na casa da cineasta Helena Sroulevich, na Lagoa, a cena apresentada foi “Mc K_Bela”, com direção de Anderson Barnabé, e interpretação de Veruska Thaylla, que chamou a atenção pelo texto forte, e apresentação precisa.

- É a primeira vez que eu faço um monólogo, a primeira que eu me apresento em uma estrutura de casa, e quando comecei a ensaiar, já estava pensando em espaços alternativos. É muito rico para o ator ter essa possibilidade. O Festival está abrindo essa janela – disse Veruska Thaylla.

As outras cenas que rolaram na quarta-feira (20), foram “Amor próprio”, “A cena”, “Querida mamãe”, “Acorda amor”, “O casaco” e “Como matar baratas”.

O Home Theatre – Festival Internacional de Cenas em Casa, acontece de 19 a 27 de março, em 50 casas de moradores de 16 bairros da cidade do Rio. Toda a programação é gratuita.





Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>



Home Theatre

Festival Internacional de Cenas em Casas. Abril e Maio de 2016.

HT2014: Confira como foi a segunda edição do festival

Entre os dias 15 e 25 de maio, diversos moradores da cidade do Rio de Janeiro receberam o teatro em suas casas para a...

HT2013: A linguagem e a vida são uma coisa só #2

Na última quarta-feira, 27 de março, dentro da programação do primeiro Home Theatre – Festival Internacional de Cenas em Casa, histórias de 18 jovens...

HT2015: Cenas em Casa – Atores e moradores de toda a cidade vivem o HT

Por quatro dias várias casas da cidade do Rio de Janeiro receberam peças curtas de teatro, na terceira edição do Home Theatre – Festival...