Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura apresentam:

Segunda noite da Mostra Homenagem


Posted on March 26th, by admin in 2013, blog, festival. No Comments

Segunda noite da Mostra Homenagem

As águas de março voltaram a surpreender a produção do Festival Home Theatre, na noite de ontem (24). Após a montagem da estrutura de projeção e luz no quintal da editora Isabel Diegues, uma chuva tornou a cair no bairro do Horto, exatamente como no dia anterior, nas apresentações da “Mostra Homenagem”, na casa do escritor e colunista Francisco Bosco.

Com isso, as montagens de “Solano Trindade e suas negras poesias”, da Cia Capulanas (SP), e “O caso da vara”, da Cia do Invisível (RJ), foram transferidas para o interior do imóvel.

Após as encenações, os espectadores confraternizaram, e bateram um papo com a produção, e com os artistas.

- Eu fiquei muito comovida de receber vocês aqui. Tive vontade de chorar em vários momentos. Em 20 minutos, os dois grupos falaram de questões super pontuais – disse Isabel Diegues, completando que a ideia de circulação, e os modos de viver são fundamentais para criarmos uma identidade individual e coletiva.

O diretor da Cia do Invisível, Alexandre Damascena, comentou porque o grupo resolveu trabalhar com teatro em casa.

- Mais do que não ter teatro, o problema é que os moradores das periferias não frequentam esses espaços. Por isso nós resolvemos fazer arte na casa das pessoas. Nós queremos rediscutir os espaços, e entrar em cartaz em todas as casas – afirmou.

Para Marcus Faustini, idealizador do Primeiro Festival Internacional de Cenas em Casas do Rio de Janeiro, o gesto estético desse projeto, é o gesto da ação no território.

O ator e diretor Johayne Hildefonso, que estava na plateia, engrossou o caldo, e relatou que essa sempre foi uma das funções do teatro.

- Desde o princípio, a função do teatro é política. Chegou uma hora em que esqueci que não estava em um teatro. Fiquei muito dentro dos trabalhos – contou ele.





Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>



Home Theatre

Festival Internacional de Cenas em Casas. Abril e Maio de 2016.

HT2014: Confira como foi a segunda edição do festival

Entre os dias 15 e 25 de maio, diversos moradores da cidade do Rio de Janeiro receberam o teatro em suas casas para a...

HT2013: A linguagem e a vida são uma coisa só #2

Na última quarta-feira, 27 de março, dentro da programação do primeiro Home Theatre – Festival Internacional de Cenas em Casa, histórias de 18 jovens...

HT2015: Cenas em Casa – Atores e moradores de toda a cidade vivem o HT

Por quatro dias várias casas da cidade do Rio de Janeiro receberam peças curtas de teatro, na terceira edição do Home Theatre – Festival...